MYRTACEAE

Myrcia flagellaris (D.Legrand) Sobral

Como citar:

Julia Caram Sfair; Tainan Messina. 2012. Myrcia flagellaris (MYRTACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

NT

EOO:

40.653,282 Km2

AOO:

52,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Myrcia flagellaris ocorre nos Estados de Santa Catarina, Paraná (Sobral et al., 2012) e São Paulo (CNCFlora, 2011).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Julia Caram Sfair
Revisor: Tainan Messina
Categoria: NT
Justificativa:

<i>M. flagellaris</i> éuma espécie arbórea encontrada em Floresta Ombrófila Densa Submontana Atlântica, nos Estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo e possuindo uma EOO de 36.387,1 km². Essa formação florestal sofreu e ainda sofregrande perda de<i> habitat</i>, e de qualidade do <i>habitat</i>, devido, entre outras razões, ao corte raso de madeira para produção de cavão<i>.</i> É umaespécie severamente fragmentada por depender de dispersores e polinizadores animais que supostamente têm dificuldade em se locomover na paisagem altamente fragmentada em que <i>M. flagellaris</i> ocorre. A espécie poderia serconsiderada como ameaçada de extinção. Entretanto, devido à sua extensão deocorrência ser um pouco maior do que 20.000 Km² não é possível considerá-lacomo ameaçada. Dessa maneira, a espécie é considerada como quase ameaçada deextinção (NT). Se medidas de conservação não forem tomadas para a recuperaçãode <i>habitat </i>de floresta ombrófila na região, a espécie poderá ser consideradacomo ameaçada de extinção futuramente.

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Desconhecido
Detalhes: Myrcia flagellaris é uma espécie arbórea comum da Mata Atlântica (Caiafa; Martins, 2010). Duarte (2003) encontrou uma média de 13.5 indivíduos por hectare da espécie em uma parcela permanente de 10.24 hectares em Floresta Ombrófila Densa Baixo Montana no Parque Estadual Carlos Botelho.

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Floresta Ombrófila Densa Submontana (Blum; Roderjan, 2007).
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland, 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.3.3 Wood
Na região do município de Juquitiba (SP), a maior parte da floresta ombrófila densa em que a espécie ocorre sofreu corte raso para produção de carvão nas décadas de 1960-70 (Polisel; Franco 2010).

Ações de conservação (2):

Ação Situação
4.4 Protected areas
A espécie ocorre em algumas unidades de conservação (SNUC), como no Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange (PR; Blum; Roderjan 2007) e no Parque Estadual Carlos Botelho (Duarte 2003).
Ação Situação
1.2.2 Implementation on going
A espécie é considerada Criticamente em Perigo de extinção (CR), segundo a a lista das Espécies da FloraAmeaçadas de Extinção no Estado de São Paulo (SMA, 2004), e rara, segundo a lista das espécies rarasou ameaçadas de extinção de Santa Catarina (Klein, 1990).